Uma coisa importantíssima que eu aprendi na minha caminhada acadêmica foi reconhecer um livro bom. Sim! Existem vários truques que a gente pode usar para saber qual livro é ideal para você usar como embasamento teórico e não passar vexame quando o assunto é credibilidade.
A primeira coisa é correr direto para o índice bibliográfico e ver quais autores e obras o autor que você selecionou usou para escrever a pesquisa dele. Se o embasamento deste autor foi constituído por outros autores de excelência, pode ter certeza que será uma boa referência. Você pode até mesmo se inspirar na bibliografia dele para montar a sua. Não tem erro.
Depois, leia o sumário. É importante saber quais assuntos aquele autor trata na obra. E aí, leia a introdução. Realizando as disciplinas de Metodologia para Pesquisa e TCC I, estou desmistificando o processo de uma pesquisa acadêmica e, nesses estudos, com o apoio de textos de Santaella, descobri que a introdução é um dos momentos mais importantes, porque é nela que você vai dar o gostinho para o leitor querer ler sua obra até o fim. Na introdução tem argumentos chaves para tornar sua pesquisa atraente para o leitor. Então, use-a sempre.
Foi assim que criei minha bibliografia para a IC. Lendo muitas outras bibliografias, sumários e introduções. Dê uma olhadinha na bibliografia de ponta que eu criei para o trabalho "A caracterização do negro no cinema brasileiro - uma análise a partir de Grande Otelo":
ARAUJO, Joel Zito Almeida de. A Negação do Brasil – O Negro na Telenovela Brasileira. São Paulo: Senac, 2000.
AUGUSTO, Sérgio. Este mundo é um pandeiro – A chanchada de Getúlio a JK. São Paulo, Cinemateca Brasileira/Companhia das Letras, 1989
AZEVEDO, Eliane. Raça: conceito e preconceito. São Paulo: Ática, 1987
CABRAL, Sérgio. Grande Otelo – uma biografia. São Paulo, Editora 34, 2007
CARVALHO, Noel dos Santos (2005). “Introdução”. In: De, Jeferson. Dogma feijoada – O cinema negro brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Cultura – Fundação Padre Anchieta, 2005.
LOPEZ, Helena Theodoro e outros. Negro e cultura no Brasil. Rio de Janeiro, Unibrade/Unesco, 1987
RAMOS, Fernão. História do Cinema Brasileiro. São Paulo, Art Editora Ltda., 1987
RODRIGUES, João Carlos. O negro brasileiro e o cinema. Rio de Janeiro: Pallas, 2001
SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
Cada uma dessas bibliografias dão conta do campo de atuação da pesquisa (comunicação, mídia, cinema) e ainda, nos campos de história e sociologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário